5 curiosidades sobre suplementos para cavalos

13 de Junho de 2023

Vira e mexe falamos sobre a importância da suplementação para os equinos, não é verdade? Hoje, trouxemos cinco curiosidades sobre os suplementos. Veja:

- A Instrução Normativa 15/2009, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, descreveu "suplemento" como a mistura composta por ingredientes ou aditivos destinados a melhorar o balanço nutricional, podendo ser fornecida diretamente na boca dos animais, ou via alimentação ou ainda diluídos em água.

- Alimentação e nutrição são coisas diferentes!
Alimentar é fornecer os alimentos para satisfazer a fome. Nutrir o cavalo implica em entender as variações de nutrientes que os cavalos são submetidos e atender suas necessidades. Isso significa que a suplementação deve ser utilizada para cobrir falhas que podem ocorrer dentro da alimentação do seu equino, provenientes de uma deficiência ou de uma exigência maior de um determinado nutriente.

- Os suplementos não são todos iguais!
O que vai determinar a ação no organismo do seu equino é a composição do suplemento. Por isso, é necessário entender e avaliar o seu cavalo antes de oferecer a suplementação, pois cada suplemento possui um objetivo específico. A necessidade de suplementação varia de acordo com um conjunto de fatores

- Na hora da suplementação, leve em consideração a idade do seu cavalo!
A escolha do suplemento deve levar em consideração a fase da vida que o animal se encontra, sua alimentação, ambiente, o trabalho que executa, manejo e particularidades do animal enquanto indivíduo. Cada fase da vida do animal possui demandas específicas. Os potros até os 18 meses de idade, por exemplo, estão em fase de crescimento acelerado. Se o desmame for realizado sem planejamento, poderá refletir em um crescimento retardado ou em uma falha no desenvolvimento de todo o potencial genético deste animal.

- Diferentes formas de administração, diferentes benefícios!
As formas mais comuns de apresentação dos suplementos são em pó, pasta e líquido. Cada uma das opções possui um benefício diferente. Confira:

Suplemento em pó: o fornecimento puro ou misturado à ração oferece comodidade ao manejo dos criadores;


Suplemento em pasta: possui o benefício de uma melhor acuidade na administração, além da certeza que o animal ingeriu a dose correta, na hora correta;


Suplemento líquido: é o mais versátil, podendo ser fornecido puro para ingestão espontânea no cocho ou aplicado diretamente na boca do animal com auxílio de seringa e, em alguns casos, misturado com a ração e até mesmo à água.


Suplemento peletizado: pode ser uma boa escolha para cavalos com paladares mais exigentes, pois os equinos geralmente estão familiarizados com esse tipo de produto, por conta da ração. Esse suplemento também estimula os cavalos a mastigar, sendo uma boa opção para o sistema digestivo.

Categorias

Contato

3140.0400

Av. Euclídes A. Guimarães Cotia, 915 - Mirandópolis, Quatis - RJ, 27420-001